Escolha uma Página

Muitos motristas não sabem a calibragem correta do seus pneus, acabam usando o “chutometro” ou o aprendizado geral que lhe foi ensinado, a famosa calibragem de 28 a 30 libras. Mas o que muitos não sabem ou preferem ignorar é que cada veículo possui uma calibragem correta dependendo de seu modelo, como saber isso? Acompanhe nossas dicas.
CALIBRAGEM CORRETA DE SEU PNEU
A calibragem do pneu é uma tarefa fácil e faz parte do cotidiano de motoristas de todas as idades, ela pode ser feita em qualquer posto ou oficinas com o aparelho de ar compirmido. Porém a calibragem vai depender de diversos fatores, como por exemplo, carga do carro, que exige mais do eixo dianteiro ou traseiro, porta malas em uso e mais ocupantes, entre outras situações que exigem mais do carro e da pressão dos pneus.
Sempre é recomendado fazer a calibragem com o pneu frio, com rodagem de menos de 3 quilometros e a cada 7/15 dias se o carro rodar muito, e 30 dias se o carro tiver pouca rodagem.
Outro detalhe importante que se deve ter consciencia é quando se for viajar se deve fazer a calibragem na saída e no retorno, pois a estrada pode conter burracos ou nivelações que fazem com que a pressão diminua dessetabilizando a calibragem dos pneus e podendo causar acidentes.
OPÇÕES DE CALIBRAGEM
Conforme a tecnologia dos automóveis avança as formas de calibração também, como por exemlo a possibilidade de usar nitrogenio no lugar de ar comprimido, porém essa técnica é voltada para profissionais e oficinas, por se tratar de um gás instável e que requer maior cuidado. Sua maior vantagem é manter a pressão por mais tempo devido ao fato do gás contrair e expandir conforme a temperatura do pneu. a calibragem com o nitrogenio evita o desgaste maior do pneu dando mais durabilidade.
O ESTEPE

Normalmente esquecido porém deve ser calibrado junto com os outros pneus, semanalmente ou a cada 15 dias, além da calibragem ele deve sempre estar em perfeita condições para sair rodando. recomenda-se que ele esteja com 2 libras a cima dos demais, por ficar armazenado no porta malas e esvazia rapidamente.

Apesar de nossas dicas a F4 recomenda sempre observar as regras determinada pelo fabricante de seu veículo encontrada no manual do carro ou até na tampa do combustível com a calibagem correta o motorista evita gastos e acidentes como também a durabilidade dos equipamentos. Caso ainda reste dúvidas sobre como proceder e cuidar do seus pneus, sempre contacte seu mecânico de confiança assim assegurando sempre uma boa viagem.
OS PNEUS SÃO CONSIDERADOS INTEM DE SEGURANÇA E POR ISSO DEVEM SER REVISADOS CONSTANTEMENTE.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Precisa de ajuda?