Sabe quando você conhece uma tecnologia mas não entende direito como ela funciona? Isso é bem comum com veículos, na hora da compra sempre fica aquela dúvida de qual realmente é as vantagens entre os sistemas, confira abaixo qual é a diferença entre as direções mais usadas nos carros modernos.
Francis W. Davis
A direção hidráulica surgiu na década de 20 criada por Francis W. Davis e George Jessup, com a intenção em redução do esforço para esterçar (ação referente ao movimento de um volante) um automóvel com auxílio a uma força externa e assim facilitar a vida dos motoristas, porém só foi usada pela primeira vez em 1951.
Funciona com uma bomba que impulsionada pelo motor circula óleo por dentro da caixa de direção, lubrificando-a e deixando mais leve para manobrar o veiculo, o que antes de sua criação gerava um grande desgaste físico em manobras, principalmente em velocidades baixas como para estacionar, por exemplo.
Algumas vantagens e desvantagens são:
– Oferece uma melhor comunicação com o carro, dando maior feedback da tração do pneu e do peso do veículo.
– Deve ser trocada a cada 50mil km
– Manutenção mais barata
– Necessita de mais manutenção, por causa do fluido hidráulico.
– Por ser mais complexo tende a dar mais problemas, exige mais acessorios e substituição do óleo.
– Exige mais do motor
– Gasta mais combustível quando comparado com o sistema elétrico
A direção elétrica foi utilizada pela primeira vez em 1988, diferente da anterior é um sistema independente do motor, sendo ele quem identifica se o volante esta se movimentando, com isso manda um comando ajudando o motorista e diminuindo o esforço para virar o volante e fazer manobras.
Algumas vantagens e desvantagens são:
– Não necessita de acessorios mecânicos portanto não se utiliza óleo no sistema
– É mais eficiente, gerencia melhor a energia do carro, não exigindo potencia do motor
– Reduz a sensibilidade no volante, dando mais sensação de artificialidade.
– Risco de pane elétrica, caso ocorra deixa o volante mais pesado.
– Economia de combustível
– Valor bem superior que o hidráulico
Porém hoje em dia já existe a direção eletro-hidráulica, sendo um hibrido entre os dois sistemas de direção, em vez de ela ser ativada pelo motor do carro, e colocado um motor eletrico idependente. esse modelo como a direção hidráulica necessita de manutenção periodica. E ai, gostou de aprender um pouco mais sobre seu carro? É sempre bom estar por dentro de como funciona seu veículo, assim você tem melhor controle na hora da manutenção.
Nossos colaboradores estão sempre disponíveis para sanar suas dúvidas, afinal, seu carro estará sempre em boas mãos na F4 autocenter.