Apesar de não ser usada tanto quando o necessário a seta do carro ainda é uma das peças mais importantes em um veículo, e quem a criou foi uma mulher, sim, a atriz Florence Lawrence!
Florence foi uma famosa atriz de filmes mudos do século 20, com mais de 300 participações. Mas essa não era sua única paixão, sua maior contribuição foi na indústria automobilística.
Nascida Ontário, Canadá em 1886, foi uma das primeiras mulheres a ter seu carro próprio, adorava estudar os automóveis e por isso que ao utilizar seu veículo percebeu que lhe faltava algo que evitaria muitos acidentes, como sinalizar para que lado estou indo? Com isso em mente desenvolveu um mecanismo que quando acionado levantava ou baixava uma sinalização no capo do carro para indicar para outros motoristas em que direção o carro iria fazer uma curva, esse mais tarde evoluiria para ser a famosa SETA.
Mas sua contribuição não parou por aí, ela também criou uma “geringonça” na traseira do carro para sinalizar quando carro iria frear, uma placa de pare era impulsionada cima toda vez que o freio era acionado ou seja uma forma primitiva da LUZ DE FREIO.
Porém nem tudo são flores na maior indústria do mundo, apesar de grandes criações, Florence não teve qualquer lucro, pois nunca conseguiu créditos por suas invenções, que anos mais tarde foram patenteadas por grandes magnatas da indústria que eram comandadas por homens.
Sua carreira de atriz também teve seu fim antecipado depois de um incêndio no estúdio em que gravava, Florence, ao tentar resgatar um colega ator que estava preso em meio às chamas, teve queimaduras em todo o corpo, o que dificultou sua permanência no meio artístico. Sofrendo com uma doença óssea, Florence cometeu suicídio em 1938 aos 52 anos, se envenenando em sua residência em Beverly Hills.
Apesar de um fim trágico sua história não foi esquecida e hoje é reconhecida por suas criações e contribuições no meio automobilístico! O que achou da história da incrível Florence? Depois de analisar o que ela passou dá até mais vontade de usar a seta, não é?