Freios, uma das partes essenciais do carro, parece algo simples e óbvio, porém muitas vezes passa despercebido na hora da manutenção, o que pode ocasionar vários perigos para o motorista, na correria do dia a dia acabamos deixando tudo para o mecânico de confiança conferir, porém muitos dos sinais apenas você consegue perceber, nesse artigo vamos explicar para você quais são esses sinais. Porém antes de começarmos com os cuidados vem a pergunta, você sabe quais são as partes que constituem o sistema de freios? E sua vida útil? Pois então confira a seguir como funciona o freio do seu carro:
1- PEDAL: É a peça que tem mais contato com o motorista, podendo ser regulada para que fique em uma posição confortável ao motorista, assim necessitando menos força ao ato de frenagem, é uma peça que não possui vida útil pré determinada.
2- FLUÍDO DE FREIO: Um componente muito importante porém muitas vezes esquecido, você consegue saber tudo sobre sua importância clicando aquie conferindo nosso artigo sobre o tema.
3- PASTILHAS DE FREIOS E LONAS: São as peças que criam a fricção para que o carro desacelera, elas são feitas de material especial que cria resistência nos discos ou tambor fazendo o carro parar. As lonas possuem uma vida útil de 50 mil km.
4- DISCOS DE FREIOS E TAMBORES: Peça responsável por receber a pressão das pastilhas para que o carro pare. Os discos não tem um prazo determinado de validade, porém pastilhas gastas demais podem criar ranhuras no disco, causando uma trepidação no carro.
Agora que sabemos como o sistema de freios é constituídos podemos entender melhor os sinais que um freio sem manutenção apresenta, segue algumas dicas para você saber se está na hora da manutenção:
1 – Ao frear de forma mais brusca nota-se que o carro demora mais para parar que o normal.
2 – Barulho estranho e incomodo na hora da frenagem que lembra o famoso “ferro contra ferro”
3 – Pedal baixo
4 – Em alguns casos o pedal pode chegar a ficar enrijecido
5 – Trepidação no volante na hora da frenagem.
Quais as manutenções existentes?
A melhor e mais eficiente é a manutenção preventiva antes de qualquer viagem, ao verificar o óleo do motor, geometria e balanceamento e calibragem dos pneus, sempre peça para seu mecânico conferir o sistema de freios. As manutenções da F4 auto center contam com um check list completo de todas partes do carro, inclusive a sistema de freios e fluído, afinal com segurança não se brinca!
Ficou com a pulga atrás da orelha se sua manutenção está em dia? Entre em contato conosco e agende sua visita e cotação hoje mesmo, estamos te esperando!