O rodízio é uma das principais medidas de manutenção em um veículo, ele ajuda no prolongamento da vida útil do pneu. Na verdade traz inúmeros benefícios quando efetuado nos intervalos de tempo recomendados, contribui para manter uniforme o desgaste dos pneus, proporciona melhor estabilidade, especialmente em curvas e freadas, colaborando também para uma melhora no desempenho global do veículo.
Quando devo fazer o rodízio de pneus?
Cada montadora específica o prazo e a maneira correta de se realizar o rodízio de acordo com o modelo do carro. Por isso é fundamental consultar o manual do veículo ou um profissional capacitado para obter essas informações antes de qualquer procedimento.
Como funciona?
O consenso é que para pneus unidirecionais o rodízio deve ser em paralelo, ou seja, trocando o eixo (dianteiro pelo traseiro), mas nunca o lado.
Já para os pneus assimétricos há quem diga que deva ser sempre em paralelo, ou em X, e ainda à quem opte por uma solução mista, trocando de lado apenas os pneus do eixo sem tração.
Nos veículos 4×4, a maioria recomenda a troca em X. É interessante para garantir o desgaste uniforme de todos os pneus.
Na dúvida, siga a recomendação da montadora no manual do proprietário ou de um profissional, em todo caso esse procedimento deve ser administrado por profissionais experientes para que a troca fique apropriada. Após efetuado, faça sempre o alinhamento 3D e o balanceamento para garantir a estabilidade do seu veículo.
Referência:
https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/rodizio-de-pneus-a-polemica-que-parece-nao-ter-fim/
https://www.conti.com.br/ligeiros/sala-de-imprensa/noticias/2015dicastecnicasrodizio
https://garagem360.com.br/boletim-tecnico-rodizio-dos-pneus/