Contexto histórico
Os amortecedores foram criados para nos oferecer maior conforto e estabilidade no veículo. No passado os eixos eram fixados diretamente à estrutura das carroças ou carruagens fazendo com que esses veículos não fossem muito confortáveis pelas condições das estradas que na época não eram as melhores.
Hoje os amortecedores são partes fundamentais das suspensões dos veículos, sua função é controlar as oscilações da suspensão, mantendo as rodas do veículo em contato permanente com o solo estabilizando a carroceria do veiculo, propiciando conforto, segurança, sua principal função é proporcionar estabilidade evitando o desgaste excessivo dos componentes da suspensão e pneus.
Tipos de amortecedor
Existem dois tipos de amortecedores hoje, são eles:
O tipo HIDRÁULICO CONVENCIONAL é constituído por um pistão com válvulas, fixado a uma haste que se move dentro de um tubo com óleo. As válvulas regulam a passagem do óleo e a velocidade do movimento da haste.
E o tipo HIDRÁULICO PRESSURIZADO funciona basicamente como o convencional, mas conta com a adição de gás com o óleo interno. Esse gás evita a formação de bolhas de ar que surgem quando a suspensão do veículo é muito exigida.
Um veículo equipado originalmente com amortecedores convencionais pode usar o tipo pressurizado especifico para o mesmo veículo. Mas, não é correto fazer o inverso (do pressurizado para o convencional).
Como identificar um problema no amortecedor?
Sempre é possível manter algumas boas práticas para poder identificar um problema antes que ele se intensifique e assim evitar gastos maiores com a manutenção do carro, são eles:
Sinta o balanço do carro
Quantas vezes em uma viajem você sentiu aquele balanço desconfortável e pensa, algo está errado, então, quando as oscilações são muito aparentes, é preciso verificar com o mecânico se a energia da mola está sendo corretamente dissipada pelo amortecedor da suspensão. Se o problema não for corrigido, pode ser que ocorra falha por fadiga em outras peças do carro, além de comprometer a segurança e o conforto da viagem.
Verifique se o óleo está vazando
Essa é uma bem simples. Basta verificar de tempos em tempos se tem óleo na parte de fora do amortecedor. Isso pode ser sinal de vazamento, o que compromete todo o funcionamento dessa peça. Com o vazamento do óleo hidráulico, o amortecedor perde sua função principal: a de dissipar a energia. É importante lembrar que mesmo os pequenos vazamentos devem ser tratados com seriedade para evitar problemas maiores no futuro.
Preste atenção nos detalhes
O amortecedor dá sinais de falha, porém muitas vezes só são perceptíveis em longo prazo. Isso dificulta a identificação dos problemas para a maioria das pessoas, pois demanda um monitoramento constante dos detalhes do carro.
O tempo que o carro demora para parar totalmente quando o freio é acionado, por exemplo, pode indicar problemas no amortecedor. Como o freio depende da aderência do pneu no solo, um problema de suspensão pode comprometer o desempenho do freio, aumentando o tempo que o carro leva para parar completamente durante a frenagem.
Outro detalhe interessante de ser observado é o quanto o carro se desloca durante as curvas, acelerações e freios. Com o tempo, esse deslocamento tende a aumentar, devido ao desgaste do amortecedor.
Mas, como o desgaste é bem gradual, é preciso ficar atento a essas mudanças para saber identificar o problema junto com o acompanhamento na oficina.
Quando devo trocar os amortecedores?
O desgaste do amortecedor é algo de difícil detecção, pois acontece aos poucos. Por isso, muitos condutores deixam para trocar as peças da suspensão quando o sistema já está em mau funcionamento, com possibilidade de causar defeitos em outros sistemas do carro. A manutenção preditiva dos amortecedores é mais barata, pois começa por investigar os componentes do amortecedor que estão com alguma falha ou defeito e, então, ocorre a troca apenas desses componentes.
Sempre é recomendada uma revisão do funcionamento do carro a cada 10 mil quilômetros, a fim de identificar peças em mau funcionamento. Existem algumas pessoas que sugerem a troca total a cada 40.000 km, porém não se deve generalizar, pois tudo depende do quanto você anda com o carro bem como o tipo do solo, todos esses fatores influenciam para a necessidade de troca, por isso a revisão é tão importante para seu carro.
E ai? Gostou de saber mais sobre o amortecedor do seu carro? Conta pra gente!
Fontes: https://blog.nakata.com.br/guia-dos-amortecedores/
https://www.dpaschoal.com.br/amortecedor-suspensao
https://pt.wikipedia.org/wiki/Amortecedor